sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Apresentação

Meu nome é Michelle Castilho, sou fotógrafa, ciclista e estou me formando em Jornalismo pela FACHA. Esse blog é o meio pelo qual irei desenvolver, nos próximos meses, meu projeto de conclusão de curso.

Meu objetivo é capturar as ciclovias invisíveis construídas diariamente por nós, ciclistas visíveis - e muitas vezes invisíveis também! A idéia surgiu a partir das minhas pedaladas no trajeto Casa – Faculdade – Estágio.

Muitas pessoas me questionam: Você vai pela ciclovia? O NÃO como resposta sempre assusta... Mas não deveria surpreendê-las... Afinal, como eu faria isso?

Antes de adotar esse meio de transporte como prática diária, também não me atentava à quantidade de ciclistas pelas ruas, disputando espaço com carros, ônibus, etc. As ciclovias, claro, seriam a solução. Mas, no Rio, elas ainda são escassas.

Muito antes da bicicleta, eu já tinha adotado a fotografia. Primeiro como hobby, depois como profissão. Não por acaso, todos os meus estágios tiveram relação direta com essa arte. Para realizar este projeto, não tive dúvidas em juntar as duas razões que me movem diariamente.

Ficha técnica:

TCC apresentado ao curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Hélio Alonso como requisito parcial para obtenção do título de Jornalista.

Orientador: Professor Aristides ALonso

Um comentário:

  1. Dentro de uma relação de suspeitos, encontro-me, por motivos óbvios, numa posição privilegiada (digamos assim), mas não posso me eximir de parabenizá-la pelo brilhante trabalho, a começar pelo tema sugestivo e tão atual, destacando-se a bicicleta, a cada dia, como o principal meio de transporte alternativo e, absolutamente, procedente, considerando-se a tendência (por necessidade) de se abortarem as práticas ecologicamente incorretas. Impressionou-me também o esmero gráfico e o conteúdo documental, jornalístico, visando a cumprir o verdadeiro papel do JORNALISMO na atualidade: informação reflexiva, visando à conscientização das pessoas, a fim de que possam adotar novos (e mais saudáveis) hábitos de vida, em prol da coletividade.
    Parabéns e que venham tantos outros trabalhos tão ou mais competentes como esse.
    Grace Mary
    Rio,16/12/2011

    ResponderExcluir

Páginas